Cidadania Italiana Documentos
Documentos Necessários Para Cidadania Italiana
Para tirar a cidadania italiana é necessário iniciar o processo com cautela, pois, todo o processo de cidadania deverá estar em total conformidade com as exigências das leis que as autoridades da Itália determinam. Por mais que pareça simples, é grande o número de clientes que atendemos diariamente com problemas referente a processos já apresentados por conta própria. Isso porque faltou conformidade e precisão na construção do processo. Vamos agora ao que é necessário.
Certidões Italianas
Aqui falaremos da principal certidão que fará parte do processo de cidadania italiana, estamos falando da certidão de nascimento ou batismo do antepassado italiano. Este documento deverá ser coletado junto ao Comune da cidade onde nasceu o antepassado italiano. Caso seu antepassado italiano tenha nascido antes de 1871 é provável que a certidão não esteja em nenhum comune, isso porque, somente após 1871 passou a existir os cartórios de registros civis na Itália, deste modo a certidão estará na paróquia da cidade registrada como certidão de batismo. Neste caso a certidão de batismo possui o mesmo valor que a certidão de nascimento emitida pelo Comune.
Um ponto importante é que se o seu antepassado tenha se casado na Itália, então também será necessário coletar a certidão de casamento junto ao Comune.
Certidões Brasileiras
Agora é o momento de você coletar todas as certidões de nascimento, casamento e óbito de todos os que fazem parte da sua linha de descendência. Isso deverá ser feito junto aos cartórios onde foram registrados cada registro civil no Brasil. Todas as certidões deverão estar em formato de inteiro teor.
CNN - Certidão Negativa de Naturalização
A CNN é o documento que comprova que o seu antepassado italiano não se naturalizou brasileiro, abaixo deixaremos os site onde você poderá conseguir sua CNN.
Será necessário preencher um formulário e inserir todas as variações de nomes do seu antepassado italiano, isso é, todas as variações posteriores nas certidões dos filhos e netos do antepassado italiano.
Site do governo brasileiro para solicitar a CNN: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-certidao-negativa-de-naturalizacao
Tradução Juramentada
Após ter coletado todas as certidões brasileiras em formato inteiro teor, é chegado o momento de encaminhar as certidões e a CNN para um tradutor público, ou seja, um tradutor juramentado que tenha fé pública. Este profissional irá traduzir todos os documentos ao pé da letra para o idioma italiano.
Apostila de Haia
Existe um grupo de países que fazem parte de uma convenção, que lega o nome de Haia, isso porque, esse acordo foi assinado na cidade de Haia na Holanda. Este acordo tem como meta legalizar documentos emitidos em território nacional para que os mesmos tenham valor e legalidade em qualquer país que faça parte desta convenção.
Após estar com todas as certidões em mãos e traduzidas, é necessário encaminhar tudo para um cartório para que seja realizada a apostila de Haia, ganhando assim um selo de validade internacional. No caso, como Brasil e Itália fazem parte desta convenção, todo o processo passará a ter valor e reconhecimento em solo italiano.
Conclusão
Aqui falamos somente sobre os documentos necessários, e estes são todos os exigidos, porém, é importante ressaltar que todos os dados, como nomes, datas e locais de registros devem estar em conformidade com as exigências das leis italianas. Se você ainda possui dúvidas, consulte um dos nossos especialistas gratuitamente.
Atendimento Imediato
Consultoria e assessoria completa com todos os serviços especializados em cidadania italiana.